Boa tarde aos habitantes desse país inabitado, Belo Caótico! Pegue sua xícara e sinta-se em casa pois hoje vamos falar dessa série mainstream!
Euphoria a série que tá na boca do povo desde de sua estreia em 2019, seja pelas maquiagens diferentonas e os looks chamativos, pela abordagem sem massagem sobre vícios ou até mesmo por nossas pombinhas: Rue e Jules.
Eu não sou muito do mundo das séries, confesso, mas após assistir The Witcher recentemente engatei em ver alguns títulos que sempre me indicaram e Euphoria foi um deles. Aproveitando o gancho da segunda temporada maratonei a série em dois dias e senti muitas coisas no decorrer desses episódios, entre elas: muita angústia - sério, teve cenas que eu nem consegui ver com som ou sem adiantar um pouquinho.
Muitos gostam de comparar Euphoria com Skins, e apesar de não ser muito de séries, foi uma série da minha adolescência, então, tenho propriedade pra falar! De certo modo, vale a pena fazer esse comparativo, no entanto focando só na farra e vícios que ambos mostram explicitamente, porém, sinto Skins (vale lembrar que só assisti a primeira e segunda geração da versão britânica) é uma série muito mais desesperançosa.
Com Euphoria eu sinto mais tato e a prova disso é um episódio de uma hora com um diálogo, mais que importante, entre o Ali e a Rue.
O episódio começa com um devaneio da Rue estar morando com Jules em Nova Iorque e em seguida ela sai do banheiro, após se drogar, e está numa lanchonete com o Ali.
A existência de Ali na série já é um motivo de esperança enorme. Ele é um tutor para Rue, alguém que ela não precisa esconder que não abandonou o vício e apesar de ele ser explicitamente contra, por entender o quão difícil é estar no lugar dela, ele se torna uma espécie de "lanterna dos afogados" com quem ela pode contar.
E na boa, pra mim, é de extrema sensibilidade você fazer um episódio de uma hora de um diálogo que muitos não consideram importante, sabe? Euphoria constrói essa camada de glamourização das drogas e quebra ela em pedaços.
E além de quebrar ela dá a direção... Dá esperança.
Não são discursos infundados de como as drogas são ruins, porque sim são mesmo, mas e aí? Pra um viciado elas ainda são uma escapatória. Eu sinto muita verdade em cada discurso feito pelo Ali, sério, quando ele falou "não tenho todas as respostas" eu falei, porra, é isso, sabe? Muitas vezes ao falar sobre o mundo do vício, a gente pinta uma coisa que não é tão fácil de resumir e qualquer um que ouvir por cima fica "é realmente ruim!" ou "não faz isso com você!" pra pessoas não viciadas pode até tocar no coração, mas o alvo não é elas, e por isso eu acho genial esse episódio de um cara limpo há sete anos e uma viciada, é muito importante.
Eu sei que essa segunda temporada vai ser bem difícil, e acho que ainda mais difícil depois de ter assistido episódio e criado esperanças. Eu adoro como o Ali tem fé na Rue, em como ele se preocupa em orientar ela e no que ela precisa fazer antes de querer se relacionar com a Jules. Eu acho muito importante não só pra série, mas pra quem assiste e possivelmente passa por coisas semelhantes com o vicio.
Sei que já falei muito do Ali, mas gosto muito, também, em como ele não tem medo de se mostrar vulnerável e nem tem medo de falar sobre seus erros com a Rue, você vê que ele realmente levou a sério "apadrinhar" ela. Ele se mostra disposto a mostrar suas imperfeições mesmo que isso faça Rue deixar de ver ele como uma pessoa boa, e cara, isso é muito lindo. É muito importante mesmo, principalmente pra Rue, em saber que dá pra mudar sim e não ficar nessa de não se perdoar.
Ele joga verdades duras na cara, mas ao mesmo tempo com muito tato e amor.
Eu poderia ficar elogiando esse episódio pra sempre, me marcou demais e sinceramente eu já quero assistir de novo e tentar captar o que não peguei. Euphoria é mais que uma série sobre adolescentes inconsequentes fazendo merda, e confie em mim, tem muita gente passando por coisas assim por todo mundo, é importante, mesmo, essas pessoas criarem esperança e ver que isso tem saída.
Fica a indicação de episódio mesmo que você não tenha visto a série toda, você pode até não entender algumas coisas, mas acho que como um episódio solto ele funciona bem do mesmo jeito.
E vocês o que esperam dessa nova temporada? Claro, além de shippar a Rue com a sobriedade e o Fezco com a Lexi.
Comments